quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DE-393453




Da Baviera, enviado por uma fã do snailmail como eu, veio este postal (DE-393453). Ainda que ambas não saibamos de que filme é, este é, sem dúvida um dos postais cinematográficos mais bonitos que já recebi. Obrigada Sophia (Sophiaw)!


Schweinshaxe (ou pé/perna de porco) é um prato emblemático do estado alemão da Baviera. Já provei e devo dizer que, embora delicioso, exige um estômago vazio e uma caneca de boa cerveja a acompanhar!

Ingredientes:
1 perna de porco
Sal
Pimenta
Bagas de zimbro
1/2 l de cerveja (de preferência cerveja preta)
1 caldo de vegetais
1 chávena de natas azedas
Paprika
Cominhos

Modo de preparação:
1. Aquecer o forno a 200º C.
2. Lavar e enxugar a perna do porco e remover a pele com uma lâmina muito fina.
3. Esfregar com sal, pimenta e cominhos (se gostar, também pode esfregar com alhos esmagados).
4. Colocar a perna num tabuleiro para assar e regar com um 1/4 de litro de água a ferver, adicionando também as bagas de zimbro.
5. Deixar assar no forno durante 2 horas, 2 horas e meia e ir deitando alguma cerveja sobre a carne, durante esse tempo.
6. Assar a carne até que fique crocante e adquira um tom acastanhado. Se o seu forno tiver grelhador, deixar a carne grelhar durante 10 minutos antes de a retirar do forno e vire a perna do porco, entretanto.
7. Misturar o caldo de vegetais e alguma gordura do assado numa frigideira, juntar as natas, temperar com paprika e deixar engrossar.
8. Regar a carne com a gordura da frigideira.

Este prato serve-se com Knödel (bolinhas de massa), ou com batatas e Sauerkraut (repolho azedo). No entanto, também se pode comer com Krautsalat, ou seja, salada de couve cortada em fatias finas, com azeite e vinagre e cominhos e cubos de bacon fritos. A escolha é vossa!


na Alemanha, um "Quark" não se refere a um conceito de Física Quantica, mas antes a um tipo de queijo que tem a consistência de um iogurte muito espesso e que é usado principalmente na confecção de sobremesas?

1 comentário: