quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DE-712909




Ler é uma das actividades que mais me dá prazer. Sabendo disso, Renate (Nanatsch) enviou este belo quadro (DE-712909) que já tive o privilégio de ver ao vivo na Galeria Uffizi, em Florença, onde morei durante um semestre.

Este é um doce para a época que se aproxima, o Natal. Sendo também uma receita típica das cidades da Liga Hanseática, que Bremen integrava, aqui fica o Bremer Klaben.

Ingredientes:
2 pacotes de fermento em pó
1 chávena de passas
1/2 chávena de água quente
1/2 chávena de bagas de groselha
1 1/2 chávena de de leite morno
3/4 de chávena de amêndoas laminadas
1/2 chávena de açúcar
Casca ralada de 3 limões
1 colher de sopa de sal
1/2 colher de sopa de cardamomo
1/2 chávena de manteiga derretida
7 chávenas de farinha peneirada

Modo de preparação:
1. Polvilhe fermento sobre a água morna e mexa até que se dissolva. Deixe repousar durante cerca de 5 minutos.
2. Entretanto, ferva o leite e deixe arrefecer. Junte ao leite açúcar, sal, manteiga e cerca de metade da farinha. Mexa tudo durante 2 minutos e adicione a água com fermento.
3. Deite as amêndoas e a fruta numa pequena porção de farinha. Adicione esta mistura e a restante farinha ao resto da massa de forma a que esta fique fofa, juntamente com a casca do limão e o cardamomo. Quando a massa estiver efectivamente fofa, amasse numa superfície polvilhada de farinha durante cerca de 10 minutos, até ficar elástica.
4. Coloque a massa numa taça untada, barre a parte de cima da massa com a manteiga derretida e deixe repousar até obter o dobro do tamanho. Amasse novamente e forme um rolo comprido, com as pontas bem dobradas para baixo.
5. Disponha a massa num tabuleiro untado e deixe crescer novamente.
6. Coza num forno pré-aquecido a cerca de 200 º durante cerca de 1 hora. A parte de cima da massa deverá ficar tostada. Barre com manteiga derretida ou polvilhe com açúcar em pó enquanto ainda está quente.

a cerveja Becks é fabricada em Bremen?

Sem comentários:

Enviar um comentário