segunda-feira, 1 de março de 2010

MY-33989




babyah enviou este postal (MY-33989) que, segundo ela, é a primeira vista que temos ao chegarmos à Malásia.


Laksa é uma sopa de massa bastante popular na cultura peranakan, uma mistura entre a cultura chinesa e malaia. Existem quase tantas versões deste prato tradicional quantas as do nosso bacalhau. Fica aqui uma delas:

Ingredientes:
500 g de camarão-tigre com casca
1,5 l de água
1 colher (de sopa) de azeite
200 g de massa de arroz fina
5 dl de leite de coco
8 vieiras grandes sem ovas e cortadas em 3 fatias

Pasta para temperar:
4-5 malaguetas grandes secas
1 cebola vermelha grosseiramente picada
Um pedaço de 5 cm de gengibre fresco descascado e grosseiramente picado
4 caules de citronela, ou erva-príncipe (só a parte branca), cortados
3 malaguetas vermelhas frescas, sem sementes e grosseiramente picadas
10 castanhas-de-caju
2 colheres (de chá) de pasta de camarão
2 colheres (de chá) de açafrão fresco ralado ou 1/2 colher (de chá) de açafrão em pó
2 colheres (de sopa) de azeite ou outro óleo vegetal

Modo de preparação:
1. Comece por preparar a pasta para temperar.
2. Coloque as malaguetas secas de molho em água quente durante 20 minutos, escorra e coloque no copo misturador juntamente com os outros ingredientes da pasta.
3. Bata tudo por poucos segundos várias vezes. Pare de vez em quando e com uma espátula solte a pasta dos lados do copo para que os ingredientes fiquem todos muito bem picados.
4. Descasque e arranje os camarões, reservando as cascas e as cabeças. Coloque estas num tacho e deixe cozinhar em lume médio durante 10 minutos, ou até ficarem cor-de-laranja-escuro. Adicione 2,5 dl da água e, quando esta tiver evaporado quase toda, junte mais 2,5 dl e deixe ferver.
5. Junte o resto da água, deixe levantar fervura e depois baixe o lume e deixe fervilhar durante 30 minutos - com este processo de cozedura lenta, o caldo fica escuro e com um sabor muito rico. Coe o caldo e deite fora as cabeças e as cascas dos camarões.
6. Aqueça o azeite num wok (frigideira chinesa) e cozinhe a pasta do tempero em lume brando, mexendo de vez em quando, durante 7 minutos, ou até se libertar um aroma intenso.
7. Coloque a massa de arroz de molho numa tigela com água a ferver. Junte o caldo de camarão e o leite de coco à pasta do tempero. Leve ao lume a ferver e deixe cozinhar em lume brando durante 8 minutos. Junte os camarões descascados e coza durante 2 minutos. A seguir, junte as vieiras às fatias e coza durante mais 2 minutos.
8. Escorra a massa e divida-a por 4 tigelas de sopa fundas aquecidas. Coloque alguns camarões e fatias de vieira sobre a massa e regue com o caldo quente.
9. Finalmente, enfeite com as folhas de hortelã e os gomos de limão ou lima.


na Malásia habita a Rafflesia, a maior flor do mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário