domingo, 21 de fevereiro de 2010

SE-14642




Lena (Skylounge) enviou este lindíssimo postal (SE-14642) de uma zona costeira sueca que lhe faz lembrar o Japão, onde estudou vários anos.


Uma das sobremesas mais apreciadas pelos suecos é o Varmland, um bolo muito vistoso de suspiro, chocolate e frutos secos, em camadas ornamentadas.

Ingredientes:
2/3 de chávena de açúcar
2/3 de chávena de açúcar de pasteleiro
1 chávena de amêndoas
1 chávena de avelãs
3 colheres de sopa de cacau em pó
150 g de manteiga
1 pacote de natas
5 ovos
Cerejas em calda (q.b.)

Modo de preparação:
1. Pré-aquecer o forno e untar com bastante manteiga duas formas lisas de tarte de fundo falso e polvilhá-las com farinha.
2. Triturar as avelãs, cortar as amêndoas em lascas e torrá-las.
3. Separar as gemas das claras e guardar as gemas. Bater as claras em castelo e adicionar gradualmente o açúcar e as avelãs.
4. Peneirar o cacau e adicionar à massa, mexendo sempre, para que a mistura fique bastante homeogénea, quer em cor, quer em textura.
5. Distribuir a massa pelas formas untadas, formando montinhos com um saco de pasteleiro.
6. Levar ao forno fraco durante cerca de 40 minutos.
7. Desenformar enquanto ainda estiver morno.
8. Aquecer as gemas juntamente com o açúcar de pasteleiro e as natas numa panela e, mexendo sempre, deixar cozer em lume brando até o creme engrossar, mas sem deixar ferver.
9. Retirar do lume e continuar a mexer até arrefecer. Juntar a manteiga à temperatura ambiente, mexendo sempre. Bater muito bem e levar ao frigorífico até ficar mais firme.
10. Barrar uma camada de suspiro com o creme, colocar por cima a segunda camada de suspiro e barrar a parte de cima e os lados com o creme restante.
11. Polvilhar com amêndoa torrada laminada e, se desejar, com cerejas em calda.


o jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco Post och Inrikes Tidningar? Circula sem interrupção desde 1645 e foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário