quinta-feira, 14 de julho de 2011

BE-105172



Tanta cerveja belga equivale ao paraíso, para mim. OK, estou a exagerar, mas gosto muito de cerveja belga e este postal (BE-105172) enviado pela Natasha (SeaMaiden), uma moça de origem irlandesa e belga a residir em Ghent, é sem dúvida um dos meus preferidos!


Moules Frites, que é como quem diz, mexilhões e batatas fritas, é uma das comidas mais típicas da Bélgica. Também quisémos provar e eis a receita!

Ingredientes:
Moules:
1 kg de mexilhões frescos
1 cebola grande, descascada e picada finamente
1 chalota grande, descascada e picada finamente
2 dentes de alho, descascados e esmagados
1 colher de chá de tomilho fresco picado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de coentros frescos picados
50 ml de azeite
150 ml de vinho branco seco
1 colher de chá de Pernod, ou pastis (opcional)
2 colheres de sopa de creme fraiche (opcional)

Frites:
2 batatas grandes, descascadas e cortadas em palitos finos
1/4 de colher de chá de sal
Óleo de cozinha

Modo de preparação:
1: Para Frites: corte as batatas em palitos e mergulhe-as em água salgada. Aqueça uma fritadeira a 160º, usando, de preferência, óleo de girassol. Coloque as batatas na fritadeira e deixe cozinhar por 4-5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
2. Para Moules: coloque os mexilhões numa taça com água fria, lave-os e deixe escorrer.
3. Coloque a cebola picada, a chalota e o alho num tacho com o azeite, alternando de lume fraco para médio durante 5 minutos, ou até que fiquem moles.
4. Junte as especiarias picadas e o pernod ou o pastis, se decidir utilizar, e adicione à mistura de cebola.
5. Adicione ao tacho os mexilhões lavados e cubra com o vinho branco, deixando ferver e mexendo suavemente. Deixe ferver até que os mexilhões abram - retire os que não abrem. Este processo deverá demorar entre 2 a 5 minutos.
6. Se tiver optado por usar o creme fraiche, junte-o aos mexilhões e vá mexendo. Cubra o tacho até que as batatas estejam fritas.
7. Enquanto os mexilhões estiverem a cozinhar, coloque a fritadeira a 190º e salgue as batatas. Coloque as batatas novamente no óleo durante 1 minuto, até que fiquem douradas e crocantes.
8. Sirva os mexilhões numa taça funda, acompanhados pelas batatas num recipiente ao lado. Não se esqueça de disponibilizar muitos guardanapos e uma taça igualmente grande para as cascas.


Ghent é um dos principais portos belgas e o centro bancário da Bélgica?

Sem comentários:

Enviar um comentário