quinta-feira, 28 de abril de 2011

FI-1021951



Já há algum tempo que não recebia um postal vindo da Finlândia. Segundo as minhas contas, pelo menos desde meados do ano passado. Sanna (Snna), que ainda há pouco mais de três meses se juntou ao Postcrossing, enviou o primeiro postal finlandês do ano, e ainda por cima, feito por si.

Bem sei que está longe ainda, mas o calor tem-se feito sentir, lembrando o Verão. E que tal uma salada finlandesa de Verão? (Se bem que esta salada bem que me faz lembrar a que a minha mãe faz :))

Ingredientes:
1 alface
Alguns tomates
Pepino
Rabanetes
Cebola

Molho:
1 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de sopa de açúcar
Pimenta branca
Natas

Modo de preparação:
1. Lave e seque os vegetais.
2. Rasgue as folhas de alface, transformando-as em pequenos pedaços. Corte os tomates em quartos, os rabanetes em fatias finas e o pepino em fatias aos quartos muito finas. Corte a cebola em fatias finas.
3. Junte todos os ingredientes numa taça.
4. Prepare o molho.
5. Misture o açúcar com a mostarda, mexendo bem até que o açúcar se dissolva.
6. Adicione as natas, pouco a pouco, até alcançar uma consistência adequada.
7. Tempere com a pimenta - um pouco de sumo de limão e endro, se quiser - e junte o molho à salada.

Esta salada fica perfeita servida a acompanhar um salmão grelhado.


a temperatura mais baixa alguma vez registada na Finlândia foi de -51º C?

sábado, 16 de abril de 2011

US-1008667




Este Van Gogh (US-1008667) oriundo do Rijksmuseum Vincent Van Gogh, em Amesterdão, foi na verdade enviado do Estado americano do Alabama, pela Carly (crstoltz).


Provavelmente esta é uma das músicas mais conhecidas dos Lynyrd Skynyrd. «And there's no place like home», já dizia Dorothy, embora referindo-se a outro estado americano.




o nome do Estado do Alabama deriva provavelmente da língua indígena Choctaw e significaria algo como "aqueles que colhem plantas"?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

NL-571324



Ru (Yueya) nasceu em Shaoshan, na China, mas era pequenina quando mudou para a Holanda. Agora tem 22 anos e envia postais fofinhos como este (NL-571324) protagonizado por este porquinho selvagem que mora perto de Ru.


Um clássico produzido pelos estúdios Shanghai Animation Film na altura dourada da animação chinesa. A história é baseada no clássico da literatura chinesa 'Xi You Ji', que toda a gente conhece na versão adaptada japonesa do Dragon Ball.




Mao, o Grande Timoneiro, nasceu em Shaoshan, na China?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DE-837621


Dos arredores da cidade de Berlim chegou o bonito postal (DE-837621) da Daniela (DL_80). A pequena cidade onde mora, Bensforf, apenas tem 650 habitantes, mas ao que parece, vale a pena morar lá.
O nome é o mesmo da capital alemã, mas os Berlin são americanos. Este foi provavelmente um dos temas mais populares criado pela banda. Ora oiçam e relembrem os anos 80.



Watt'n Meer, território no Mar do Norte partilhado pela Alemanha e pela Holanda, de onde é a imagem do postal enviado, foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 2009?

domingo, 10 de abril de 2011

NL-564841



Partilho uma imensa paixão e algo muito especial com Truus (Truus-M): ambas temos um Mini vermelho! Pena que o seu postal (NL-564841) não era de um Mini Clubman como o meu, mas as tulipas são, na verdade, a minha flor preferida.
Parece que há uns waffles à moda da região onde Truus mora com o marido, Drenthe. O nome desta receita, em neerlandês é Spekkendikken. Não soa nada como à moda de, pois não?

Ingredientes:
500 g de farinha
25 g de fermento
Sal
1/2 l de leite
350 g de de pancetta fatiada (um tipo de presunto italiano)

Modo de preparação:
1. Coloque a farinha numa taça e adicione uma pitada de sal.
2. Dissolva o fermente num pouco de leite quente. De seguida, faça um buraquinho no meio da farinha e despeje o fermento dissolvido.
3. A partir do centro da taça, comece a misturar a farinha com o fermento e vá adicionando o leite gradualmente. Continue a mexer até que a massa fique mole.
4. Quando a massa estiver consistente, cubra com um pano e deixe repousar num lugar quente.
5. Numa frigideira, frite o presunto, ou a pancetta. Aproveite a gordura deixada pelo presunto para barrar o interior do ferro de waffles e junte-lhe um pouco de massa e uma fatia de presunto.
6. Deixe os waffles a cozinhar até que estes fiquem dourados. Retire-os e deixe-os arrefecer.
7. Sirva com um molho à base de manteiga ou com xarope holandês (stroop).


Drenthe é uma das províncias do Norte da Holanda de onde são oriundos os fundadores do território que hoje conhecemos como a Holanda?